::: Maquete, o Mundo em miniatura

::: D E F I N I Ç Ã O :::

Maquete (sf) – 1) Esboço em pequena escala em três dimensões, de estátua ou qualquer obra de escultura, modelado em barro, cera ou outro material. 2) Esboço de uma pintura decorativa, de um edifício, de um cenário, etc. 3) Protótipo de pequenas dimensões.
Fonte: Dicionário Michaelis, Editora Melhoramentos, 2000.

Maquette é um termo francês que foi cunhado por escultores para a elaboração de peças preliminares em gesso.

Trazendo para o Mundo da Arquitetura, a maquete é um recurso didático que permite ao profissional e principalmente ao cliente a percepção tridimensional do projeto que esta sendo realizado, apresentando-se de forma clara e objetiva a noção do espaço, diferenciando a escala horizontal e vertical.

Através da maquete física pode-se analisar a paisagem de forma integrada, enfim, o volume da obra na totalidade. Portanto a escolha da escala é fundamental p/ o esclarecimento do projeto ao cliente.

::: COMO SURGIU A MAQUETE :::

A maquete, modelo ou protótipo vêm sendo utilizada há séculos, portanto, pouca informação há ao longo da história.

Alguns pesquisadores consideram que pinturas rupestres (aquelas desenhada em rochas) são execuções a partir de maquetes. Imagens em pequenos blocos de argila esculpidos em escala em alto relevo, no local do evento, eram posteriormente transpostas para as paredes das cavernas ou pedras. Além disso, placas de bronze foram produzidas também em alto relevo representando algum animal.

Na Idade Média(1), maquetes foram usadas com freqüência, especialmente na Itália, executadas normalmente em madeira ou outro material de construção, em vários estágios do desenvolvimento do edifício.

Foi no Renascimento Italiano(2) que o uso das maquetes, particularmente arquitetônicas, adquiriu uma dimensão nunca antes vista. Este período significou a passagem de uma cultura fundada em textos sacralizados (Idade Média) para outra fundada na observação direta dos fenômenos naturais (Renascimento), baseada em enorme medida nos Antigos (Gregos). Isto exigiu instrumentos e técnicas de representação bi e tridimensional mais sofisticadas, ordenadas e precisas, em grande medida insuperável até hoje. Os Arquitetos do Renascimento não foram os primeiros a utilizar maquetes arquitetônicas, porém dados históricos sugerem que eles experimentaram e construíram com melhores métodos e regularidade que qualquer um de seus predecessores.

A partir do século XIV, a arquitetura atingiu status de arte liberal. O Arquiteto passou a ser visto como um profissional específico e destacado, ao projetar o templo, a casa que protege a cidade, a casa do poder. Neste contexto de inovação e produção de conhecimento, maquetes serviram também para o estudo de edifícios existentes.

No Barroco(3), a precisão descritiva permaneceu em geral como o critério dominante. A maquete tridimensional tornou-se progressivamente o instrumento privilegiado e generalizado de representação da idéia projetual, enquanto capaz de apresentar no melhor dos modos todo o efeito cenográfico das construções barrocas, muito mais complexo que o da Renascença.

No Neoclássico(4), a precisão atingiu característica de sine qua non(5), surgindo neste momento o hábito do desenho rigorosamente linear em preto e branco que vigora até hoje no âmbito profissional, como o mais representativo e científico do fazer arquitetônico.

Ainda neste período estabeleceu-se uma relação ainda mais direta entre arquitetura e poder, em um contexto formativo das demandas da Revolução Industrial (séc. XIX).

Nesse período as maquetes se restringiram mais a testes estruturais, como por exemplo o Engenheiro Britânico Telford que construiu pontes para pedestres e tráfego leve alçadas por cabos de sustentação, que não foram calculadas matematicamente, mas testadas em maquetes próximas da escala natural, em vales secos.

Apenas no final do século XIX e já no século XX é que as maquetes arquitetônicas readquiriram sua plenitude de representação e comunicação, por exemplo com o Arquiteto Gaudi, utilizando especialmente em gesso puro ou gesso reforçado com tela metálica, mas também de cordas com pesos para testes estruturais.

Dos anos 20 até os anos 90, vários Arquitetos utilizaram a maquetaria como um instrumento de projeção e criação.

Na Europa e Estados Unidos, o avanço da tecnologia na arquitetura e no design produz maquetes quase expressionistas, de noções. Revelam uma volumetria básica ou um esqueleto da sustentação, como por exemplo no caso de panos de vidro ou uma rede de tirantes, sem evidenciar a grande complexidade técnica detalhada da concepção arquitetônica ou de mobiliário.

No Brasil, com sua arquitetura extremamente criativa e inovadora, surgem expressões isoladas, mas nítidas de curvas estruturais e relações arejadas e marcantes entre vedação e aberturas.

::: CONCLUSÃO :::

A maquete é uma ferramenta essencial de desenvolvimento e comunicação de idéias, conceitos e sensações. Ela ajuda efetivamente as pessoas a testarem produtos, entenderem e fruírem uma idéia complexa em minutos ou mesmo segundos, ou tomarem decisões, ao mesmo tempo em que podem desfrutar de uma estética singular e própria.


(1) O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, ter-se-ia iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (em 476 d.C), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (em 1453 d.C.) ou com a descoberta da América (em 1492).

(2) Renascença Italiana é como ficou conhecida a fase de abertura da Renascimento (ou Renascença), um período de grandes mudanças e conquistas culturais que ocorreram na Europa, entre oséculo XIV e XVI. Este período marca a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.

(3) Barroco foi o nome dado ao estilo artístico que floresceu na Europa, América e em alguns pontos do Oriente entre o início do século XVII e meados do século XVIII.

(4) Movimento cultural do fim do século XVIII, o Neoclassicismo está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco.

(5) sine qua non - A expressão em latim significa algo como “sem o qual não pode ser” e é utilizada até hoje, na maioria das vezes, como sinônimo de “indispensável”.

::: MATERIAL UTILIZADO P/ MAQUETES :::

As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete.

• Plásticos - Poliestireno e Polietileno (chapas, perfis e tiras);

• PVC (em chapas, tarugos e varetas);

• Policarbonato ;

• Fórmicas/lâminados para revestimento de bases;

• Isopor;

• Papéis (texturizados, rígidos e especiais);

• Madeiras leves (balsa e freijó), MDF, chapa de compensado e Eucatex/Duratex;

• Metais (alumínio, cobre e aço);

• Tintas acrílicas, esmalte sintético, laca, vernizes;

• Materiais específicos para maquetes, etc.

::: MAQUETE ELETRÔNICA (3D) :::

A maquete eletrônica (3D) é na verdade uma evolução das perspectivas à mão feitas em aquarela, nanquim ou aerógrafo.

Também conhecida por Maquete Digital ou Maquete Virtual é a simulação volumétrica de um desenho industrial ou projeto arquitetônico/urbanístico produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando modelagem tridimensional. Geralmente é utilizada por Arquitetos, Designers, Projetistas ou Cadistas utilizando um software de modelagem 3D. Apresenta níveis distintos de detalhamento, podendo ser meramente esquemática, detalhada ou foto-realística.

O AutoCAD foi um dos primeiros softwares ou programas de desenho técnico CAD a rodar num PC. Criado e comercializado pela Autodesk Inc, foi lançado no final de 1982 e tem um dos papéis mais importante na popularização do CAD ou desenho feito através de computador.

O 3D Studio, juntamente com o AutoCAD foi, e ainda é, um programa que a importância na popularização da computação gráfica.

Recentemente, com o "boom" imobiliário a maquete eletrônica ganhou notoriedade, se tornando umas das mais utilizadas armas de venda, valorizando os espaços oferecidos.

::: ALGUMAS MAQUETES REALIZADAS POR RUBENS CASTANHO :::





 
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